Bancos de imagens são web sites onde imagens digitais são capturadas e armazenadas, sendo organizadas para posteriormente serem recuperadas e utilizadas por qualquer pessoa que tenha interesse.
Para Muñoz Castaño (2000):
En esencia, se trata de colecciones que han sido digitalizadas y que, gracias a la utilización de motores de búsqueda basados principalmente en el empleo de palabras clave o descriptores, es posible consultarlas para su evaluación y adquisición.
Com o crescimento da utilização das imagens digitais, os bancos de imagens servem para que as pessoas troquem e disponibilizem informações de uma maneira muito rápida. A disponibilização dessas imagens é um importante recurso para, por exemplo uma instituição preservar sua mémoria, um procedimento, para posteriormente serem fontes de pesquisa. Para os meios de comunicação como jornais e revistas on-line organizarem suas bases de imagens.
Não só imagens nascidas digitalmente são oferecidas, imagens, desenhos e documentos digitalizados também são encontrados em bases de imagens.As imagens oferecidas nesses bancos podem ser utilizadas para diversos fins, tanto para uso comercial e ou particular e as áreas de conhecimento que as milhares de imagens disponibilizadas abrangem são inúmeras.
Para se obter a imagem de um banco de imagens, ou paga-se pelo direito de utiliza-lá ou existem alternativas a sites que as disponibilizam para downloand gratuito. O uso de tantas imagens oferecidas suscita a necessidade de regras para sua veiculação. Para isso existe a Lei n° 9610/98 de Direitos Autorais que regula seu uso, definindo diretrizes de utilização total e ou parcial.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei n° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 20 fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9610.htm>. Acesso em: 03 maio 2011.
ROZADOS, Hellen. Banco de imagens digitais. [2011]. 18 slides. Disponível em: < moodleinstitucional.ufrgs.br > . Acesso em: 01 maio. 2011.
MUÑOZ CASTAÑO, Jesus E. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. 2000. Disponível em:
<moodleinstitucional.ufrgs.br>. Acesso em: 01 maio. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário