terça-feira, 29 de março de 2011

Blogs: ferramentas para visibilidade

Os blogs surgiram na década de 90 como ferramentas para compartilhamento de informações, ganhando assim rapidamente fama e um grande número de usuários.
Como os blogs são de fácil utilização e dinâmicos no compartilhamento de informações, eles podem ser usados como mais uma ferramenta para a divulgação dos serviços prestados por unidades de informação.
            Santos (2010) diz que, “[. . .] o grande potencial dos blogs, é que eles podem ser utilizados pelas bibliotecas de maneira mais interativa. Vários serviços de biblioteca estão agora sendo explorados através dos blogs.”
Através do blog o usuário pode interagir muito mais com sua biblioteca, arquivo e museu de preferência e essa ferramenta pode aumentar o número de usuários e a visibilidade da unidade perante a sociedade. Serviços prestados por bibliotecas antes desconhecidos de seus usuários podem ser livremente anunciados.
            Para Mannes (2006) através dos blogs irá acorrer uma mudança no comportamento bibliotecas-usuários e vice-versa, no intuito de que as coleções vão tornar-se mais interativas, acessíveis e menos restritas. Os serviços oferecidos serão focados na facilitação da disponibilização da informação.
            Por fim, pode-se dizer que os blogs são ótimas ferramentas para que as unidades informacionais sejam mais visadas e utilizadas pelas pessoas, o blog tem de ser interativo e dinâmico para que os indivíduos vejam que os serviços da biblioteca não ficam só restritos a empréstimo de materiais e sim vai muito além.

Referências


Kim, Yong-Mi; June Abbas. Adoption of Library 2.0 functionalities by academic libraries and users: A knowledge management perspective. 2010. 218 p.


MANESS, J. M. Library 2.0 Theory: Web 2.0 and Its Implications for Libraries. Webology. Disponível em: <http://webology.ir/2006/v3n2/a25.html.> Acesso em: 25 mar
2011.

Santos, Cibele Araújo Camargo Marques dos, et al. Biblioteca Universitária 2.0: Experiência com Blogs e Twitter. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_183.pdf>. Acesso em 25 mar.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário