domingo, 10 de abril de 2011

Blogs como fontes de informações confiáveis.

      Como o autor Merlo Vega (2003) cita em seu texto: “uma fonte de informação só é válida se transporta, em si mesma, informação útil e se a transmite de forma simples.” Os sites da internet disponibilizam informações de todo as naturezas possíveis que se possa procurar, porém quem precisa de informação deve estar ciente que nem todas elas são fontes de informação confiáveis.
      Para Rocha (1993): “A informação para ser considerada de qualidade deve preencher alguns requisitos que já constituem consenso entre os profissionais da área. Assim, a informação de qualidade deve ser acurada, relevante, pertinente, oportuna, confiável, atual, acessível e tanto física, como psicologicamente consistente.”
     Dez erros são destacados pelo autor Nielsen (1996) quanto ao desenvolvimento de páginas da web que atrapalham em sua consistência verídica, tais como uso de frames; páginas muito longas; informação desatualizada e páginas que demoram muito tempo para carregar entre outras.
      Atualmente os blogs são grandes fontes de informação, eles são muitas vezes utilizados como portadores de dados, noticias e entre outros de áreas especificas do conhecimento. Os blogs podem ser mantidos por autores individuais como também por um grupo de pessoas que queiram expor informações sobre sua área de atuação.
      Vários autores abordam a questão da veracidade das informações encontradas em blogs e citam características que devem ser analisadas para confiar ou não nos dados apresentados em seu conteúdo. Tomael, et al. (2001) cita em seu texto vários aspectos que devem ser levados em conta para dar credibilidade a uma certa informação disponível em um certo blog, como a questão da autoria do texto, procurar descobrir se o autor é conhecido na área, se é citado, se houve revisão do conteúdo etc. Além da autoria, é importante também que a organização responsável pela manutenção e alimentação do site seja conhecida e confiável (KIRK, 2000).
      A autora acima citada publicou um estudo, denominado: ““Evaluating Information Found on the Internet” que pode ser acessado em:
 <http://www.library.jhu.edu/researchhelp/general/evaluating/>.
      A autora Alvim (2007) em seu artigo, onde avalia a qualidade dos blogues, sugere oito critérios e indicadores que podem ser utilizados na verificação de informações disponíveis em blogs, resumidamente são eles:
a)    o tema;
b)    o conteúdo;
c)    acesso e facilidade de uso;
d)    desenho gráfico;
e)    público e objetivos;
f)     divulgação;
g)    custos;
h)   conservação e comunicação.

            Os próprios blogs já se preocupam com seu valor informacional e alguns disponibilizam artigos referentes a esse assunto. O blog: GF soluções, Simplificando a Blogosfera, acessível pelo endereço: <http://www.gfsolucoes.net/gustavo/blogosfera/guest-post/como-ter-um-blog-com-informacao-de-qualidade/> traz em seu conteúdo um post denominado: “Como ter um blog com informação de qualidade.”
            O Blog Verde coloca em pauta a questão dos blogs como fonte de informação, sendo acessível pelo endereço: <http://blogverde.com/blogs-como-fonte-de-informacao.html>.
Em uma apresentação de Ana Carmen Foschini no Campus Party Brasil 2008 ela fala sobre blogs como fontes de informação a professores da rede municipal de São Paulo.
            Sempre para se considerar um blog como um canal confiável de informação, o seu conteúdo deve ser posto a prova e são as informações presentes nele mesmo que devem ser avaliadas e julgadas. Informações são encontradas ao monte na web, informação confiável só sendo de fonte segura, comprovada.



REFERENCIAS
ALVIM, Luisa. A Avaliação da Qualidade de Blogues. 2007.Disponível em: <badinfo.apbad.pt/congresso9/COM105.pdf>. Acesso em 8 abr.2011

BLOG Verde. Disponível em: <http://blogverde.com/blogs-como-fonte-de-informacao.html> Acesso em: 07 abr.2011

FOSCHINI. Ana Carmen.  Blog é fonte de Informação do século XXI. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=XtcREaLNSJo>. Acesso em 10 abr.2011

GF soluções, Simplificando a Blogosfera. Disponível em: <http://www.gfsolucoes.net.> Acesso em: 07 abr.2011

KIRK, E.E. Evaluating information found on the Internet. Disponível em:
<http://mlton.mse.jhu.edu:8001/research/education/net.html> Acesso em: 8 abr. 2011.

MERLO VEGA, José Antonio – La evaluación de la calidad de la información web: portaciones teóricas y experiencias práticas. Salamanca:
Universidad de Salamanca. 2003. Disponível em <http://exlibris.usal.es/merlo/escritos/calidad.htm>. Acesso em 8 abr.2011

NIELSEN, J. Top ten mistakes in web design. Disponível em:
<http://www.useit.com/alertbox/9605.html> Acesso em: 7 abr.2011

ROCHA, Eliana da Conceição, GOMES, Suely Henrique de A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.142-152, 1993.

TOMAÉL. Maria Inês et al. Avaliação de Fontes de Informação na Internet: critérios de qualidade. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293>. Acesso em: 08.abr.2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário