sábado, 14 de maio de 2011

Repositórios de Vídeos

Segundo o dicionário Aurélio (2011): repositórios são lugares onde se depositam, guardam coisas.  Então repositórios de vídeos são locais onde vídeos estão armazenados com objetivos específicos. Nos repositórios os vídeos podem ser tratados e organizados para fins de pesquisa e recuperação de informações em seu conteúdo.
Para Viana et al (2005, p.3): “um repositório digital é a forma de armazenamento de objetos digitais que tem a capacidade de manter e gerenciar material por longos períodos de tempo e prover o acesso apropriado.”
Os objetivos dos repositórios de vídeo variam e vão de acordo com o objetivo do mantenedor do site. Podem ser oferecidos por instituições comerciais ou sem fins lucrativos e são usadas nas mais diversas áreas do conhecimento e de entretenimento.
Um tipo de repositório que vem sendo utilizado é os de teor educativo. Os vídeos são utilizados atualmente como uma grande forma de melhorar e diversificar a educação em todos os níveis educacionais. Os repositórios de vídeos educativos mais conhecidos são na área da ciência e tecnologia. 

Percebendo essa fatia do mercado o Google lançou em março de 2009 o Youtube Edu que um repositório de vídeos educativos de aulas e palestras das principais universidades americanas. Atualmente conta com um acervo de mais de 65 mil vídeos de 350 cursos diferentes (OLHAR DIGITAL, 2011)
Os vídeos são das mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Educação, Engenharia, Literatura, Matemática e entre outros, o site disponibiliza um motor de busca onde se pode procurar por vídeos específicos, criar uma conta própria e também enviar vídeos. No rodapé da página são esclarecidos aspectos quanto aos direitos autorais sobre os vídeos, segurança, privacidade e termos do serviço.
O Youtube Edu é o resultado da compilação de um grupo de funcionários que desejavam unir os conteúdos educacionais que estavam dispersos no Youtube, essa organização não teve intenção inicialmente de gerar um subsite. (YOUTUBE, 2009). Não existem barreiras quanto à língua, pois na execução dos vídeos a legenda pode ser adicionada ou não.
O subsite do Youtube não tem um publico alvo especifico já que disponibiliza os vídeos gratuitamente, professores, alunos, estudantes em geral, enfim qualquer pessoa que tenha interesse em se informar e aumentar seus conhecimentos pode acessar a página e assistir os vídeos. 


 O site pode ser acessado pelo endereço: <http://www.youtube.com/education?b=400>


REFERENCIAS


DICIONÁRIO Aurélio online. 2011. Disponível em: <http://www.aureliopositivo.com.br/>. Acesso em: 12 maio. 2011.


OLHAR DIGITAL. Youtube Edu:  aulas gratuitas de universidades americanas. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br//jovem/central_de_videos/youtube-edu-aulas-gratuitas-de-universidades-americanas/11143/integra > . Acesso em: 12 maio. 2011.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Repositório de vídeos. 20 slides.


VIANA, Cassandra Lúcia de Maya; MÁRDERO ARELLANO,  Miguel Ángel; SHINTAKU, Milton. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do Dspace. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASIL, 2005, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2005.  Disponível em: < http://bibliotecas-cruesp.usp.br/3sibd/docs/viana358.pdf>. Acesso em: 17 out. 2010

YOUTUBE EDU. Disponível em: <http://www.youtube.com/education?b=400>. Acesso em: 14 maio 2011.


YOUTUBE TEAM. Releases Notes: 3/26/2009. Broadcasting Ourselves, March, 2009. Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2009/03 relese-notes-3262009.html>. Acesso em 12 maio 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário