segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vídeos para Unidades de Informação

Vídeos são ferramentas que podem ser utilizadas de diversas formas, existem aos milhares pela web e são atraentes, pois exibem imagens que pode levar o telespectador a outro mundo. Os vídeos são uma ótima alternativa para as unidades de informação figurarem mais nesse mundo totalmente digital que está transformado nossa atualidade.
Dallacosta et al (2004, p. 3) afirma que:

As tecnologias fazem parte do cotidiano da sociedade atual, modificando assim as relações educacionais bem como a relação com o saber. A multiplicidade de informações é uma realidade e os vídeos têm de ser considerados nesta perspectiva.

Uma boa alternativa na utilização de vídeos para unidades de informação é montar uma apresentação com os serviços que a biblioteca oferece e apresentar o seu ambiente de forma dinâmica e atraente.
O tipo de vídeo mais utilizado em centros de informação é a montagem de tutoriais que explicam o funcionamento do catálogo da biblioteca, de acordo com Hatschbach (2002, p. 59) “o termo ‘tutorial’ tem sido utilizado para designar um tipo de material auto-instrucional disponibilizado em meio digital.” Os tutoriais tornam prática a apresentação dos serviços da biblioteca facilitando a educação de seus usuários. 
Oliveira et al (2010, p.4) expõe exatamente isso:

O tutorial via internet, pode alcançar um grande número de usuários que na impossibilidade de participar de um treinamento presencial, pode contar com um instrumento de orientações básicas sobre como utilizar os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca. Tudo isso, com a comodidade de acesso ao tutorial em qualquer local ou horário, através de um computador ligado à internet.


Os vídeos se valem de tecnologia e entretenimento para chamar a atenção de um público muito exigente que são as pessoas da geração atual, as unidades de informação devem se aproveitar disso e atingir o maior número de pessoas possíveis, através da utilização de tecnologias de informação.

REFERENCIAS


DALLACOSTA, Adriana. et al. O Video Digital e a Educação. 2004. Disponível em < www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/343/329>. Acesso em: 08 maio 2010.

HATSCHBACH, M. H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:
<http://tede-dep.ibict.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=37>. Acesso em: 08 maio 2010.

OLIVEIRA. Adriana Aparecida de et al. Aplicação de Novas Ferramentas para Criação do Tutorial On-Line das Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Disponível em: <www.sibi.ufrj.br/snbu/pdfs/posters//final_487.pdf> Acesso em: 08 maio 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário