domingo, 3 de julho de 2011

Convergência das mídias, cultural e informacional


O que era passivo e pronto, com a evolução da web para web 2.0 tornou-se interativo e passível de construção coletiva, a internet mudou seu foco e passou a preocupar-se com o que seu usuário estava pensando e no que ele queria ler e fazer com a informação obtida, a web passou a oferecer ferramentas que pudessem atender os gostos de cada usuário e seus objetivos.
O surgimento de blogs pessoais foi uma das primeiras coisas que chamou a atenção para o surgimento de uma nova era de disponibilização de vários tipos de informação, as pessoas agora tornam as coisas mais pessoais e relacionam-se com comunidades afins. O aumento da circulação de dados foi expressivo o que gerou mais e mais sites que comportassem cada necessidade diferente de expressão, as chamadas mídias digitais.
Os blogs, os micro blogs, as redes sociais, comunidades virtuais, repositórios de vídeos e imagens e etc. são todos pertencentes a web 2.0 e são formas de expressão e disponibilização de informações.

JENKINS (2009) afirma que invés de falar de produtores e consumidores midiáticos em papéis separados, agora pode-se constatar que trabalham lado a lado podendo ser os dois ao mesmo tempo. A nova web tem como principais características a mobilidade no acesso à informação, a construção coletiva do conhecimento, a cooperação e a convergência das mídias.
Toda essa interação entre as mídias causou no universo midiático uma cultura de convergência, termo apresentado pelo pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) Henry Jenkins, em seu livro Cultura da Convergência, onde ele diz que essa ação de convergência é um tipo de mudança na cultura e comportamento das pessoas, onde são estimulados a participar ativamente na construção de conteúdos coletivos e, além disso, fazer conexões entre eles, em um processo único, no cérebro de cada um e por meio da interação social (FANTAUZZI, 2009).
Para Fantauzzi (2009, p.11 ) que discorre sobre o livro de Jenkins:

A essência da convergência encontra-se na maneira como o conteúdo é veiculado e diversos suportes midiáticos, na construção de uma inteligência coletiva - colaboração e no comportamento migratório desses públicos que percorrerão qualquer espaço na procura de experiências de entretenimento que desejam.

A concepção da cultura da convergência e da disseminação de informações estão diretamente ligados, pois transforma o panorama informacional no que diz respeito aos novos espaços e às novas formas de disponibilizar informações.
Concentrar os elementos informacionais para que integrem uma rede completa é convergir mídias que, segundo Castilho (2007) é: “processo de integração, coordenação e combinação de mídias impressas, visuais, auditivas e interativas, num sistema chamado multimídia”. E esse sistema que pode trabalhar para a rápida e eficiente recuperação de informação. 
É imprescindível que quem quiser vencer nessa nossa atual sociedade da informação faça uso dessas ferramentas para ser visto e lembrado perante o mercado e a sociedade. As mídias digitais são subsídios compostos essencialmente por dados, se forem sistematizadas e organizados serão ótimas fontes de informação. A busca por dados, informações e conhecimento são constantes, basta que todos os elementos estejam trabalhando juntos para que o canal de distribuição de informações flua de forma correta e eficiente e encontre seu respectivo usuário.

REFERÊNCIAS

CASTILHO, Carlos. Convergência Multimidia. 2007. Disponível em: <http://jol-assesc.blogspot.com/2007/04/aula-do-dia-254-convergncia-multimidia.html>. Acesso em: 01 jul. 2011.

FANTAUZZI, Elizabeth. Cultura da convergência e a TV Digital interativa: desafios para o design instrucional de cursos a distância mediados pelas TICs. 2009. Disponível em:< http://www.abciber.com.br/simposio2009/trabalhos/anais/pdf/artigos/4_educacao/eixo4_art6.pdf> Acesso em: 01 jul. 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário