domingo, 26 de junho de 2011

         Microblog também chamado de micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto, ficando em torno de 140 caracteres, e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, MP3 ou pela Web. (WIKIPÉDIA, 2011).
         O microblog mais conhecido atualmente é o Twitter com mais ou menos 11 milhões de usuários, seus utilizadores postam atualizações pessoais e visualizam a de seus contatos, podendo ser seguidos por outras pessoas que visualizam suas atualizações e seguidores quando acompanham outra pessoa, o serviço oferecido pelo twitter via web é gratuito (Cardozo, 2009).
         Perante a rapidez e atualização com que as informações fluem no Twitter ele é uma ótima ferramenta para que unidades de informação utilizem seus serviços a seu beneficio. Bibliotecas, arquivos, museus e entre outros podem criar páginas para apresentarem seus serviços, e atualizarem com cada novidade que surja em sua rotina de trabalho, assim como estabelecer uma comunicação ainda maior com seus usuários.

         Um bom exemplo de uso do Twitter é a biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS que atualiza freqüentemente sua página com noticias, serviços, podendo ser acessado pelo endereço: <http://twitter.com/#!/bibfbc>.
         O dinâmico Museu de Ciências da PUCRS não poderia estar de fora do Twitter: <http://twitter.com/#!/MuseuPUCRS>, o Museu é focado em ciência e tecnologia disposto em uma área de 10 mil m2, com 700 equipamentos que os usuários podem interagir (Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, 2011).
         O Arquivo Nacional, com o título Memórias Reveladas também se relaciona com o público no microblog: <http://twitter.com/#!/arquivonacional>          Além desses exemplos, outros inúmeros postos de conhecimento já estão no Twitter, prova que a web 2.0 é essencial para a melhoria dos serviços dessas unidades e da relação com o usuário.




REFERÊNCIAS


ARQUIVO Nacional. Disponível em: <http://twitter.com/#!/arquivonacional> Acesso em: 26 jun. 2011


BIBLIOTECA DA FABICO. Disponível em: <http://twitter.com/#!/bibfbc>. Acesso em: 26 jun. 2011


CARDOZO, Missila Loures. Twitter: microblog e rede social. In: Caderno.com, São Caetano do Sul: USCS, v.4, n.2, p.26-40, jun./dez. 2009. Disponível em: <http://www.uscs.edu.br/revistasacademicas/caderno/caderno_com_v04_n02.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2011.

MUSEU de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Disponível em: < http://www.pucrs.br/mct/>. Acesso em: 26 jun. 2011

________. Disponível em: < http://twitter.com/#!/MuseuPUCRS> Acesso em: 26 jun. 2011


WIKIPÉDIA. Microblog. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Microblog>. Acesso em: 26 jun. 2011

________. Twitter. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter>. Acesso em: 26 jun. 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário