sábado, 18 de junho de 2011

REDES INFORMACIONAIS


        As redes sociais e as comunidades virtuais devem ser utilizadas por profissionais da informação para cada vez mais melhorar o fluxo de informações e sanar as necessidades informacionais de seus usuários. Capra (2002, p.267), fala sobre a importância das redes organizacionais quando delineia a importância das redes:

[...] na era da informação – na qual vivemos – as funções e processos sociais organizam-se cada vez mais em torno de redes. Quer se trate das grandes empresas, do mercado financeiro, dos meios de comunicação ou das novas ONGs globais, constatamos que a organização em rede tornou-se um fenômeno social importante e uma fonte crítica de poder.

            Ao construir um perfil para sua unidade de informação em uma rede social e comunidade virtual o bibliotecário, arquivista e museólogo abrem muitas portas para as melhorias dos seus serviços institucionais. As redes e comunidades virtuais atualmente são que há de mais popular e cativante na internet, e nada mais apropriado do que juntar o útil ao agradável. Os perfis podem ser utilizados para apresentar os serviços e ferramentas que a biblioteca, museu e arquivo disponibiliza assim como novas aquisições e entre outros.
            As necessidades informacionais dos usuários podem ser atendidas via online no momento que a unidade de informação disponibiliza espaços para interação entre eles. As vantagens de um serviço desse tipo ser disponibilizado é que o usuário pode a qualquer momento interagir com o ambiente de informação e sanar sua duvida.
         Yamashita e Fausto (2009, p.10) fala sobre as vantagens que as redes sociais  disponibilizam para as unidades de informação:

As redes sociais por serem flexíveis prestam-se a qualquer utilidade para a biblioteca, aumentam a visibilidade da instituição na web, além de permitir a formação de comunidades com interesses em comum a biblioteca, tais como grupos de leitura, de pesquisa, etc. possibilitam a integração de ferramentas da web 2.0 e assim permitem o partilhamento de informações na relação unidade de informação/usuário.


            Serviços de referência online, serviço de mensagens instantâneas, atendimento via e-mail e muitos outros são ótimas alternativas para que a unidade de informação se contextualize na web 2.0 e passa a fazer parte do cotidiano de milhares de pessoas e atenda suas necessidades informacionais.
         Como colocam Tomaél, Alcará e Di Chiara (2005, p. 93) : as redes sociais constituem uma das estratégias subjacentes utilizadas pela sociedade para o compartilhamento da informação e do conhecimento, mediante as relações entre atores que as integram.

REFERENCIAS

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.


TOMAÉL Maria Inês, ALCARÁ,Adriana Rosecler,  DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2011


YAMASHITA, Marina Mayumi. FAUSTO, Sibele S. Serviços de informação: tecnologias web 2.0 aplicadas as bibliotecas. 2009. Disponível em:< http://www.followscience.com/library_uploads/abd7fd2d127090df4225d630b2ff55bc/129/servicos_de_informacao_tecnologias_web_20_aplicadas_as_bibliotecas.pdf > Acesso em: 18 jun. 2011


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