segunda-feira, 13 de junho de 2011

WEBMUSEUS

As tecnologias de informação oferecem grandes ferramentas para a disseminação de informações no campo da cultura, os museus que antes eram entidades fechadas e restritas a um certo nicho, com o advento da internet puderam abrir suas portas e disponibilizar seu acervo para quem tivesse interesse em visitá-lo também na web.
            Conforme Loureiro (2003, p.72): os museus físicos e os virtuais apresentam grandes diferenças: “os museus no espaço físico apresentam materialidade, ênfase na obra única, permanência, estabilidade, caráter institucional por definição, linearidade [. . .] e os no ciberespaço se caracterizam pela imaterialidade, ubiqüidade, caráter não necessariamente institucional, hipertextualidade, estímulo à interatividade [. . .].
            A partir das visitas aos websites dos museus indicados pode-se notar que cada um tem uma proposta de apresentação de seus acervos bem diversos um dos outros, cada qual com o seu objetivo. Como a autora acima citada colocou em sua obra a característica maior encontrada nos websites foi a interatividade e a hipertextualidade, uns com mais e outros com menos. O foco deles variava entre as obras, as obras e os artistas e os artistas, onde a história da obra e do criador era contextualizada.
            A principal vantagem desses espaços virtuais, como coloca Carvalho (2008) é que: “o museu virtual pode atingir visitantes que podem nunca ter tido a possibilidade de visitar um certo museu.” As desvantagens podem  ser apontadas como a questão do idioma como barreira para a compreensão do que está sendo exposto, a acessibilidade universal etc.
            Esses novos recursos que os museus estão se apropriando são novas fontes de informação que surgem e ilustram ainda mais a sociedade da informação, a tecnologia e a interatividade são ferramentas que despertam a curiosidade do público usuário e     aumentam a importância do que está sendo exposto e proposto.

REFERENCIAS
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de.  Comunicação e informação de museus na Internet e o visitante virtual.  In: Museologia e Patrimônio, v.1, n.1,jul./dez.2008, p. 83-93. Disponivel em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/8/4>. Acesso em: 11 jun. 2011

LOUREIRO, Maria Lúcia N.M. Museus de arte no ciberespaço: uma abordagem conceitual. Rio de Janeiro, ECO/UFRJ-IBICT, 2003. 208 p.

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